quinta-feira, 5 de abril de 2012

Analfabetismo no Brasil

Brasil, sempre com números altos quando o assunto é analfabetismo, mas porque será que um país que é cada vez mais importante para o mundo consegue ter um número tão alto de analfabetos?

Para se entender o motivo disso é preciso ir mais afundo, pois uma coisa puxa a outra, e tudo está relacionado, obviamente, ao governo.

Por não terem salários dignos, os professores não se sentem tão incentivados, de certa forma, a fazer um trabalho bem feito, e também por essa razão um professor tem que trabalhar em várias escolas, não se dedicando direito a uma única sala de alunos, que aliás, é super lotada.

Outro fato importante de se destacar é que a maioria das escolas do Brasil tem média relativamente baixa: nota 5, ou seja, fica muito fácil uma criança passar para a série seguinte com facilidade sem se quer ter uma boa base da matéria, e quando realmente precisar no futuro para a empresa ou para um vestibular, vai se dar mal.

É preciso ressaltar também que o Brasil é um país muito grande e que não são todas as regiões que se vivem uma vida tranquila. Na região Nordeste, por exemplo, que a situação é mais precária, muitas crianças acabam não estudando e vão trabalhar para ganhar dinheiro e poder sobreviver. De acordo com o Wikipédia*, Alagoas é o Estado que se encontra a maior taxa de analfabetismo do país, cerca de 22% dos habitantes são analfabetos. *(Dados de 2010)

Para encerrar o assunto é necessário deixar claro o seguinte: o Brasil é um país emergente, que em pouco tempo já será considerado um país desenvolvido, agora, como um país como o Brasil quer ser bem falado no exterior com um número tão alto de analfabetos? É melhor, urgentemente, o governo dar mais valor a isso e melhorar o Ensino das escolas do país.

(Reload Aon)


Alguns respondem 8 nessa simples equação matemática

20 comentários:

  1. Primeira postagem sobre um assunto "sério". É só um teste, vamos ver no que vai dar.

    ResponderExcluir
  2. Gostei do texto...e concordo, o governo deveria dar valor a umassunto tão abrangene como este.

    Sucesso com o blog.

    ResponderExcluir
  3. muito bom o assunto que abordo é bom saber que algumas pessoas ainda pensam nessas coisas m estou seguindo me segue tb ?

    http://meeninasmulheres.blogspot.com.br/ VISITEM MEU BLOG , SE GOSTAREM CURTAM MINHA PAGINA NO FACEBOOK http://www.facebook.com/pages/Meninas-Mulheres/259619664084627

    ResponderExcluir
  4. O que é mais nocivo e o que enseja a existência de um número desarrazoado de analfabetos na sexta economia do mundo, e a existência de outro tipo de analfabetos; os analfabetos políticos!

    São pessoas que enchem a boca pra dizer que odeiam política sem ao menos conhecê-la, e em virtude disso acabam fazendo "merda" nas urnas elegendo os criminosos que também chamamos de políticos (salvo raríssimas exceções).

    Somado à cultura brasileira podre da individualismo, em que muitos querem se dar bem à todo custo, sem pensar no coletivo mas tão somente no seu lado, acabam elegendo políticos sabidamente corruptos porque almejam um benefício específico e particular (um cargo comissionado, vitórias ilícitas em licitações...).

    O que quero dizer, é que a razão de um grande número de analfabetos, assim como para todas as mazelas que existem nesse país, É A CORRUPÇÃO QUE ESTÁ A CADA DIA INSTITUCIONALIDADE E ACEITA PELA SOCIEDADE!

    S.Rïver
    http://saimonrio.blogspot.com
    http://www.facebook.com/saimonrio

    ResponderExcluir
  5. o brasil é uma vergonha

    http://rocknrollpost.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Concordo com o texto, o pais está precário em relação a educação...

    Só não gostei do que foi escrito da parte Nordeste...Qualquer lugar tem seus núcleo de pobreza!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É que na região de cima do país é onde se encontra um maior número de pobreza, mas é claro que é no país inteiro que acontece isso né.

      Excluir
  7. Enquanto algumas escolas não funcionam as que funcionam focam em vestibular, em preparar o jovem para entrar no mundo de máquinas para ser apenas mais uma peça.

    Pergunte a uma mãe se ela sabe qual é a textura da pele de seu filho.
    Pergunte a uma criança para ver se ela sabe que maçã veio de uma macieira.


    Os valores vão se perdendo...

    Como mudar isso? Já dizia Martin Luther King: Se eu soubesse que o mundo fosse acabar amanhã, ainda assim plantaria uma árvore.

    Quando seguimos por um caminho bom, a luz desse caminho acaba tocando os olhos de outras pessoas que sem perceber acabam indo pelo caminho "bom" também.

    Ou seja, tudo é uma questão de não desistir e fazer a nossa parte. Vai ver as pessoas não mudam porque só tem exemplos de que o governo não funciona, os salários são baixos, a educação é precária...Mas e os exemplos bons? Os valores? Quem tem consciência de que são importantes, deveria buscá-los e fazer aparecer para as pessoas terem opções.


    Um abraço!

    ResponderExcluir
  8. O assunto é sério. Por isso, é preciso cuidado nos diagnósticos.
    Não sei sobre seu conhecimento do assunto, mas a iniciativa do debate é boa. Continue!
    http://rosenvaldo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Enquanto o Brasil tem uma taxa de analfabetismo imensa, políticos enchendo os bolsos com nosso dinheiro. Enviando seus filhos para estudarem no exterior. Estamos aqui, sentados e impossibilitados de fazer/tomar qualquer atitude.
    Acho engraçado pensar que Cuba, mesmo sem assistência de nenhum país, conseguiu praticamente erradicar o analfabetismo e o Brasil, com tanta estrutura, só de faz piorar.
    Estou na faculdade, cursando psicologia e vejo pessoas na minha sala escrevendo "sucego", "prizão".
    Se a taxa de analfabetismo assusta, eu tenho medo de pensar na taxa se semi-analfabetos. Porque usando minha sala de ensino superior como exemplo se 5% consegue interpretar um texto é muito.
    Eu não consegui terminar a escola. Porque era terrível ver um professor entrar lá para coçar o saco. Estudei em casa, peguei diploma pelo SUPLETIVO. Sobrevivi. Às vezes ir para uma sala de aula, onde um professor aguenta 40 aluno(às vezes até mais) e ganha mil reais por mês, é perda de tempo.
    Como ele vai se sentir motivado a ensinar, se ninguém está motivado a pagar?
    Moro no estado de São Paulo, São Paulo tem um dos custos de vida mais altos do mundo. E ainda sim, é um dos lugares que pior pagam os professores. Falar o que né? Revoltante. Revoltante. Todas essas lembranças me tiraram o sono.

    ResponderExcluir
  10. veja essa de música!

    http://letras.terra.com.br/moreira-da-silva/1890116/

    ResponderExcluir
  11. Poizé e o Braisl ainda vai oferecer bilhões para ajudar a salvar a Europa! E aqui comé que fica?
    Bj e boa semana...Passa lá tbm... ;)
    http://www.estigmaangel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. O analfabetismo é consequencia direta do governo que se instaurou desde outros tempos. O governo de elite que deseja mantero poder e se exclarecer o povo sabe que sera sua queda

    ResponderExcluir
  13. Por um lado os governos acabam gostando de deixar as pessoas analfabetas, até porque em época de eleições acabam deixando elas alienada a irem na urna e jogar um voto fora, votando em corruptos que apenas fazem promessas!
    Brasil, o pais da vergonha!

    ResponderExcluir
  14. Respondendo a sua pergunta do primeiro paragrafo!!
    O brasil necessita dessas pessoas sem cultura para que assim os cachorros grandes continuem sendo eleitos..e o Brasil continue desse jeito!!!
    Vivendo d aparências!
    E o pobre brasileiro cada vez recebendo menos...e os deputados recebendo 18º salarios!!!

    ResponderExcluir
  15. Analfabetismo tem o funcional ou aquele mesmo que as pessoas não tem acesso a educacao pq tem q trabalhar... triste

    passa la?

    http://uaimeu10.blogspot.com.br/2012/04/artistas-que-recusaram-papeis-e-se.html

    ResponderExcluir
  16. Seu blog é maravilhoso! Adoro ler as coisas que você escreve. O Brasil infelizmente, tem um índice muito elevado de analfabetos, semi-analfabetos e analfabetos funcionais...o que é uma pena!

    ResponderExcluir